SOBRE A UHE

A Usina Mauá é a 6ª maior hidrelétrica em potência instalada em território paranaense, ficando atrás apenas das cinco usinas localizadas no rio Iguaçu. Está localizada no rio Tibagi, estado do Paraná.
Possui cinco unidades geradoras com turbinas Francis e potência instalada de 363 MW. A primeira unidade geradora entrou em operação em novembro de 2012. Atualmente todas as unidades estão operando comercialmente.
Fonte: Consórcio Energético Cruzeiro do Sul

INTRODUÇÃO

O objetivo deste projeto foi automatizar esta Usina para que sua operação seja não assistida, ou seja, operada remotamente a partir do Centro de Operação de Geração da COPEL. Para isso, foram criados sub-sistemas de aquisição, controle e proteção, funcionando de forma autônoma e independentes entre si e dos níveis superiores, para execução de funções de controle e automatismos necessários à operação correta e segura da usina. São interligados em uma rede de comunicação em anel entre si e com o Sistema SCADA.
As UAC’s (Unidades de Aquisição e Controle) são da linha Hadron, de fabricação Altus. Possui sequenciamento de eventos (SOE) de 1ms, redundância de portas DNP 3.0 sobre TCP. São responsáveis pelo controle das 5 unidades geradoras da Usina Principal e da Usina Complementar, pela Tomada D’Água, pelos Vertedouros, pelos Serviços Auxiliares da Usina Principal e Complementar e pela Subestação.

INFORMAÇÕES GERAIS

Projetar arquitetura de software

Definir como o sistema será estruturado. Através desta etapa, todos os projetos foram estruturados de maneira similar, diminuindo possibilidades de erros de programação. Além disso, reduzimos o tempo de desenvolvimento e integração para as UAC’s restantes.

“Redução no tempo de desenvolvimento e integração do sistema” – In-Tech Automação e Sistemas

DESAFIOS

Implementar a automação da usina para que a mesma opere de forma simples, porém também em condições degradadas. Integrar todos os equipamentos de campo/pátio, sensores, atuadores, instrumentação, reguladores de tensão/velocidade, comportas, multimedidores, entre outros, através de cabos ou via rede Modbus Ethernet.

PARCEIROS