SOBRE A FERROVIA TEREzA CRISTINA

A Ferrovia Tereza Cristina S.A. (FTC) é a concessionária da malha ferroviária sul catarinense, que desde 1997 assumiu o desafio de reerguer o modal ferroviário no Sul do Estado, com foco no transporte de carvão da região carbonífera para o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo.

De lá para cá, superou 49 milhões de toneladas transportadas, promoveu uma série de melhorias e aprimorou as operações investindo mais de R$ 53 milhões em modernização de locomotivas, vagões e equipamentos de oficinas, recuperação da via permanente, sinalização, segurança de passagens em nível, desenvolvimento de softwares de gerenciamento operacional, adequações ambientais, capacitação do quadro de colaboradores e em programas de Responsabilidade Social, voltados para o bem-estar e qualidade de vida das comunidades lindeiras.

Fonte: http://ftc.com.br

INTRODUÇÃO

O objetivo deste projeto foi realizar a supervisão e controle do fechamento do gerador das locomotivas, monitoramento de velocidade e controle de deslize de rodas.

Com este projeto, foi  possível reduzir o faiscamento na comutação série paralelo do gerador aumentando assim a vida útil das escovas e reduzir os solavancos na locomotiva. 

O controle de tração da locomotiva, verifica a corrente dos motores e a velocidade para determinar qual dos motores está deslizando, fazendo o corte e jogando areia nos trilhos para retomar a tração.

Também foi implementado um sistema de medição de velocidade digital, através de encoders instalados nas rodas das locomotivas.

Dispondo das informações no controlador (CLP), uma IHM gráfica é responsável de armazenar e gerenciar os dados para posteriores consultas na própria IHM ou exportando os arquivos para o formato xls (excel).

INFORMAÇÕES GERAIS

FERRAMENTAS AUXILIARES

Foi desenvolvida uma giga de testes para a validação de todas as funcionalidades solicitadas no projeto, como fechamento de relés e dispositivos motorizados para validação dos encoders de velocidade.


“Redução no tempo de integração do sistema” – In-Tech Automação e Sistemas

DESAFIOS

No sistema anterior, que era eletromecânico, o ajuste de corrente para controle de delize demandava muito  tempo da manuteção. O desafio  foi  desenvolver um sistema em que o sistema de auto regulação para reduzir os tempos de ajuste, consequentente, tempo  de locomotiva parada.